Uma bela gratidão

DSC_0340
DSC_0315-1
DSC_0287-1
A beleza da gratidão está sempre ligada ao valor da verdade desse sentimento e não ao objeto o qual se é grato. Muitos afirmam que a gratidão é um ato de reconhecimento. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa e que é freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou recíproca para um favor que fizeram por você. Porém eu hoje quero ir além disso. Hoje eu quero ir além desses conceitos pré formados. Quero ser eu mesmo!
A beleza continua me impressionando. Sou grato pela beleza que trás a nossa vida algo admirável. É impressionante como o belo é perfeito. O belo tem espaço em qualquer espaço. Nem sempre a beleza que impressiona tem uma certa forma. É preciso saber enxergá-la. Não podemos viver a vida distraídos Pois sendo assim perde-se a magentosa oportunidade de observar e reconehcer a beleza que cerca nossa vida. São eles, variados, e misturados. Tons, sons, formas e cores infinitas.
Conhecendo alguns estados do norte e nordeste do Brasil, percebi que preciso ser eternamente grato por ter visto o que meus olhos viram. O Brasil é realmente algo impressionante. Esse é o pais que amo e terei para sempre eternas lembranças. Lembranças essas que trarão ao meu coração uma linda saudade para todo sempre. Sou eternamente grato por ter respirado os ares que respirei, falado com as pessoas que falei, amado as os corações que amei.
Você já fez a experiência da gratidão? É impressionante! Seja grato! Mas você deve estar se perguntando porque estou falando tanto de gratidão? Já me explico. Bom, tive a chance de visitar um lugar no nordeste do Brasil chamado Barreirinhas. Barreirinhas é uma pequena vila localizada no estado do Maranhão. O Maranhão está entre os estados mais pobres do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, grande parte dos habitantes do estado não tem acesso a saneamento básico. Na área rural, apenas 15,4% da população conta com esgoto sanitário. Mesmo na capital, São Luís, o índice é 50,5% – bem abaixo da média brasileira, de 63,9%.
Parece incrível que em um país tropical como o Brasil, conhecido pelas belas praias e florestas, haja um deserto. Pois é no litoral do estado do Maranhão que se encontram os Lençóis Maranhenses, o deserto brasileiro. Os lençóis são concentração de dunas recheadas de lindas e límpidas lagunas formada pelas águas da chuva.
Porém, ele é diferente, entre as vastas dunas de areia estão lagoas verdes e azuis, formando a verdadeira visão do oásis. Esse espetáculo da natureza só é possível graças às chuvas que caem sobre a região no primeiro semestre do ano e que alimentam as lagoas do vasto deserto dos Lençóis, que se estende por uma área equivalente ao município de São Paulo.
Os habitantes do parque vivem da pesca no período de chuvas. Durante a seca, muitos partem para regiões vizinhas para trabalhar na roça. Para proteger esses 155 mil hectares que guardam um ecossistema tão particular, foi criado, em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Sendo assim Barreirinhas é uma das portas de entrada para os chamados lençóis Maranhenses.
Estando em Barreirinhas, pequei um certo tipo de jipe que me deixaria no inicio dos lençóis.  O passeio é uma perfeita aventura. Num solo úmido e completamente arenoso passávamos de jipe cerca de 70 km por hora. Extremamente emocionante!
Caminhei pelas dunas cerca de 5 minutos e logo avistei o paraíso! Precisei cerca de 5 minutos para ter certeza do que meus olhos estavam vendo. É fenomenal!
Fiquei ali parado! Extasiado por certo tempo. E nesse exato instante intenso desejo de gratidão bratava do meu coração. Agradecia a Deus por ter tido a chance de contemplar algo tão perfeito que me encheu de vida e alegria. Algo impressionante. Não sou capaz de traduzir, aqui, em palavras o que é ver os Lençóis Maranhenses naquele dia rido de sol e céu azul. As minhas fotos talvez falem mais que minhas palavras, mais ainda assim elas não são boas o suficiente para traduzir a perfeição da beleza.
Bem vindo ao Brasil. Bem vindo ao pais da beleza. Sejam muito bem vindos!

Sobre Rudney Novaes

Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, atuo profissionalmente há quatro anos como designer gráfico e há dois com fotografia. Reúno atividades relacionadas ao cenário fotográfico da moda, de produtos, retratos, paisagem e natureza. Também tenho participação na Mostra de Vídeo da Faculdade Novo Milênio com o curta-metragem Máscaras (2002), Festival de Vídeo de Salvador/ BA com o curta-metragem Cotidiano (2003) e Memória Fragmentada (2004). Caracterizo-me, principalmente, por um olhar inclinado à percepção do belo, numa representatividade delineada do real. Assim, procuro encontrar no cotidiano a subjetividade de uma expressão ainda oculta pela rítmica do ser humano, identificando o princípio invisível como essência para os reflexos, que esporadicamente entrevêem os homens. A amplitude da beleza torna-se então, algo aplicável a tudo aquilo que é trivial. Ver todos os artigos de Rudney Novaes

2 respostas para “Uma bela gratidão

Deixe um comentário