Uma felicidade MÁGICA!

Matreco

A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A alegria adquire-se. É uma atitude de coragem. Ser alegre não é fácil, é um ato de vontade. Nessa trajetória em África, que está próxima do fim, entendi que a melhor maneira de se ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros e que o homem feliz é aquele que não tem tempo para pensar nas suas coisas. Vivi todo esse tempo aqui de forma profunda e realizada. Ninguém nunca poderá entender o que agora trago aqui dentro. Nenhum ser ou criatura desse mundo vai entender a mística e a magia que Moçambique lançou dentro de mim. Agora descobri o meu lugar. Cheguei aqui com essa grande inquietação. Onde é o meu lugar? Hoje posso responder com tranqüilidade: Onde os menores precisarem de mim, lá será sempre o meu lugar!
Coragem, foi a palavra que mais utilizada para convencer a mim mesmo de seguir e não desistir pelo caminho. Essa foi grande escola é o amor. As exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando a amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor faz estimar como bem próprio o que é um dever. Contudo, meus deveres deixaram de ser tão grandes e pesados, o amor tomou o seu lugar próprio. Os meu medos se tornaram menores, aliás, pra ser ainda mais verdadeiro, sempre tive medo de mim mesmo. Medo que num súbito conflito interno eu deixasse pra trás toda semente lançada. Agora sei que a coragem que construí é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência dele. Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse. Parece engraçado mas essa é a forma que eu encontro dia apos dia pra convencer o meu “eu” que posso ir além e ser melhor!
Quase pensei em desistir de vir pra África pois pensava que não seria capaz de o fazê-lo. Estava cansado de um certa luta interior que travei, mas hoje entendo que o homem é feito para a luta, não para o repouso. As pessoas que tentam fazer uma coisa e fracassam estão definitivamente melhor do que os que procuram não fazer nada e o conseguem. Sempre trouxe em mim o desejo de voar, mas me via rastejando em cima dos meus sonhos. E me questionei por que estou me  contentando em viver rastejando, quando sinto o desejo de voar? Abracei a minha vontade lançada a luz da verdade e dei o passo que me provou quem eu sou e quanto ainda posso fazer. Moçambique é apenas o começo da minha longa jornada de desenvolvimento.
Volto pra casa feliz pois tenho a certeza que fui o que precisava ser, e fiz o que pude fazer. Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros nos peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas nos pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. Não existe ato heróico. O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido. Em minha tarefa  Não existe o sentimento de superioridade, apenas a satisfação de ter feito parte da história de um povo que me ensinou amar e ser amado.

Anúncios

Sobre Rudney Novaes

Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, atuo profissionalmente há quatro anos como designer gráfico e há dois com fotografia. Reúno atividades relacionadas ao cenário fotográfico da moda, de produtos, retratos, paisagem e natureza. Também tenho participação na Mostra de Vídeo da Faculdade Novo Milênio com o curta-metragem Máscaras (2002), Festival de Vídeo de Salvador/ BA com o curta-metragem Cotidiano (2003) e Memória Fragmentada (2004). Caracterizo-me, principalmente, por um olhar inclinado à percepção do belo, numa representatividade delineada do real. Assim, procuro encontrar no cotidiano a subjetividade de uma expressão ainda oculta pela rítmica do ser humano, identificando o princípio invisível como essência para os reflexos, que esporadicamente entrevêem os homens. A amplitude da beleza torna-se então, algo aplicável a tudo aquilo que é trivial. Ver todos os artigos de Rudney Novaes

8 respostas para “Uma felicidade MÁGICA!

  • Samyr Moises

    Olá, Rudney! Bom dia!!!

    Sou Samyr, aqui de São Paulo, e estou com tudo certo para a partida ao IICD, e em seguida, África, nossa terra natal.

    Irei com minha mulher, estamos nos organizando para que tudo ocorra da melhor maneira possível!

    Já conhecemos sim o programa, temos uma idéia da vivência. Recebi da Mette seu relatório final, digno de aplauso obviamente, dado o capricho e amor e racionalismo nele encontrados!

    Acredito que o autoconhecimento seja o ponto máximo do vooluntariado, mas deixo esse bate papo super gostoso para fazermos por e-mail, skype ou qualquer outro meio de comunicação possível!

    Meu msn é salimloco (at) hotmail.com!!!

    Parabéns pelo trabalho!

    Até mais!

    Samyr

  • NORMA

    NOSSA FIQUEI ARREPIADA COM TUDO QUE VC ESCREVEU, ME CUSTA ACREDITAR QUE HÁ PESSOAS QUE PENSAM COMO EU PENSO,ESTOU A PROCURA DE ARRUMAR UM JEITO DE FAZER O QUE MEU CORAÇÃO ALMEJA,DESEJO ARDENTEMENTE FAZER ALGO QUE ME COMPLETA E SEI O QUE É SÓ NÃO ENCONTREI UMA FORMA DE FAZE-LO,TENHO UM GRANDE SONHO E DESEJO DE IR FAZER A DIFERENÇA NA ÁFRICA,MAS CADA VEZ QUE PROCURO UMA FORMA DE IR ME VEJO MAIS LONGE DE REALIZAR ,MAS FICO FELIZ DE SABER QUE VC FEZ O QUE TANTO DESEJO FAZER,AGORA SEI O QUE QUEREM DIZER QUANDO FALAM QUERER NEM SEMPRE É PODER,QUERO MUITO MAS AINDA NÃO POSSO PELO MENOS AINDA NÃO..MAS FICA AKI MEUS PARABÉNS E FELICIDADES..UMA PESSOA QUE TE ADMIRA MUITO E QUEM SABE UMA AMIGA NORMA..ABRAÇOS!!!

  • Ester

    Oi!
    Cheguei até seu blog pelo portal do voluntário, gostaria de saber mais sobre a viagem de moçambique e tmb de seu trabalho voluntário em outros países. Se puder me add no msn?!
    Todas as fotos postadas são lindas! =]
    Deus abençoe! Ester >

  • Luciano

    Olá Rudney!

    Tenho muita vontade de ser voluntário na África. Bem, estou entrando em contato com o pessoal do IICD e vi que você participou da Organização em Moçambique.
    Gostaria de uma opinião sua se o IICD é uma organização séria, de confiança, e também saber sua opinião pessoal sobre essa experiência… Valeu a pena, mudou a sua vida de algum modo?

    Valeu pela atenção!
    Se puder, me responda no lu.favaro@uol.com.br

    Um abraço!
    Luciano

  • Liliu

    É maravilhoso ver o jeitinho que Deus age para nos moldar não é amigo?
    Fico muito feliz de ver uma pontinha do seu crescimento, amadurecimento humanamente e espiritualmente.

    A gente sempre ve que com Deus somos mais fortes do que sempre almejamos ser.

    me orgulho de vc.
    homem de garra.

    abraços

  • rudnei 01 12 1995

    eu quéro uma mulher aou meu lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: